The International Simutrans Forum

Language boards => [PT]Português (Portuguese) => [PT]Tutoriais e Ajuda => Topic started by: IgorEliezer on June 28, 2009, 10:50:19 pm

Title: [Tutorial] Criando um add-on: introdução
Post by: IgorEliezer on June 28, 2009, 10:50:19 pm
[Tutorial] Criando um add-on: introdução

Este tutorial está disponível na nossa Wiki aqui (http://simutrans-germany.com/wiki/wiki/tiki-index.php?page=pt_AddonsOverview) com algumas outras informações

Autor: IgorEliezer
Área: desenvolvimento
Nível: avançado
Resumo: Introdução no processo de criação de um add-on no formato pak.

Nota: Não cometa plágio. Ao usar material nosso, cite a autoria e o link de onde você tirou o material. Respeite o nosso trabalho. ;)

1. Introdução

Este tutorial é o primeiro de uma série de quatro que explicarão sobre a criação de um add-on em formato pak. É pequeno mas vai orientá-lo para obter o material necessário e apresentar de forma rápida todo o processo da criação de um add-on.


2. Escolhendo os aplicativos

Para criar um add-on em formato pak você irá precisar de três aplicativos:

Editor de imagens: para fazer as imagens PNG dos veículos, vias e outros objetos do jogo. Indicamos usar o Paint Brush, GIMP ou Photo Filtre. As imagens são salvas em formato png.

Bloco de notas: para fazer os DATs. Um DAT é apenas um arquivo txt renomeado para dat com as instruções simples que fará o Simutrans montar e funcionar as imagens no cenário do jogo. Recomendamos o NotePad e o PSPad.

MakeObj: para juntar o PNG com o DAT formando o arquivo PAK, pronto para usar no jogo. Você deve usar o MakeObj, que é um programa criado por nós mesmos.

3. Uma visão rápida do processo da criação de um pak

3.1. Do que é feito um arquivo pak

Um arquivo pak nada mais é que uma junção de dois arquivos: