Skip to main content
Topic: [Ajuda] Simutrans não toca as músicas rodando em Linux! (Read 14847 times) previous topic - next topic

[Ajuda] Simutrans não toca as músicas rodando em Linux!

Agora eu uso só Linux (ainda bem)! ;D

O problema é:

Baixei o Simutrans 102.0 pak64, e uso o Big Linux 4.2 (compatível com Ubuntu). Quando o jogo vai tocar qualquer música, ele trava completamente e eu tenho que fechar ele "na marra"... Ele só funciona bem com o comando -nomidi (usado para tirar a música), daí ele fica 100% sem problemas!

Como eu faço para resolver esse Bug dele só funcionar sem música?

Veja as versões das dependências que o Simutrans usa que estão instaladas no meu Big Linux:

Code: [Select]
administrador@SERVIDOR:~/simulinux 102-0 pak64$ ldd simutrans
        linux-gate.so.1 =>  (0xb7f6c000)
        libz.so.1 => /usr/lib/libz.so.1 (0xb7f3f000)
        libSDL-1.2.so.0 => /usr/lib/libSDL-1.2.so.0 (0xb7ea4000)
        libSDL_mixer-1.2.so.0 => /usr/lib/libSDL_mixer-1.2.so.0 (0xb7e2e000)
        libstdc++.so.6 => /usr/lib/libstdc++.so.6 (0xb7d3b000)
        libm.so.6 => /lib/tls/i686/cmov/libm.so.6 (0xb7d16000)
        libgcc_s.so.1 => /lib/libgcc_s.so.1 (0xb7d0b000)
        libc.so.6 => /lib/tls/i686/cmov/libc.so.6 (0xb7bbc000)
        libdl.so.2 => /lib/tls/i686/cmov/libdl.so.2 (0xb7bb8000)
        libpthread.so.0 => /lib/tls/i686/cmov/libpthread.so.0 (0xb7b9f000)
        /lib/ld-linux.so.2 (0xb7f6d000)

Reparem nisso:

libSDL-1.2.so.0 e libSDL_mixer-1.2.so.0

Pelo que eu sei, essas são as versões mais atuais, e estão corretamente instaladas!

Será que tem algum problema de incompatibilidade dessa versão do SDL_mixer com o Simutrans?

Obs.: Os sons (barulhos) de tudo do jogo funcionam sem nenhum problema...

Abraço,
Igor Isaias Banlian

Re: [Ajuda] Simutrans não toca as músicas rodando em Linux!

Reply #1
Para reproduzir qualquer som MIDI no Linux, você precisará timidty++.

Reply #2
Eu baixei e instalei o TiMidity++ desse site: http://timidity.sourceforge.net/, mais continua tudo igual, eu compilei e instalei ele com o comando:

sudo make install

Daí não deu nenhum erro, e me pareceu que instalou corretamente, porém não aconteceu nada, as midis continuam não sendo reproduzidas no Simutrans...

Abraço,
Igor Isaias Banlian

Reply #3
Desculpe, eu esqueci de mencionar que você pode precisar instalar um banco de sons MIDI. Timidty apenas reproduz os sons, mas como formato MIDI não é fonte aberta, é necessário instalar um banco de sons. Você pode tentar Freepats.

Reply #4
Gostaria de explicar aqui exatamente como eu resolvi o problema do Simutrans tocar músicas em Linux, para que pessoas leigas também consigam fazer:

Eu instalei isso:

- timidity
- freepats

Dessa forma:

#apt-get install timidity freepats

(Comando executado como root.)

E rodei o Timidity ****im:

$timidity -iA

(Comando executado como usuário comum.)

Obs.: O parâmetro iA serve para rodar o Timidity como servidor midi default para Alsa, permitindo a execução dos midis.

P.S.: Isso foi testado no Big Linux 4.2, que é uma distribuição baseada no Debian, e funcionou perfeitamente.

Caso o comando $timidity -iA não funcione, mesmo ****im pode ser que o Simutrans p****e a tocar as músicas normalmente depois do Timidity e do Freepats instalados.  Sei disso porque comigo, em uma das tentativas, deu erro na execução desse comando, mais mesmo ****im as músicas estão sendo tocadas normalmente no Simutrans.

Espero ter ajudado! ;D

Abraço,
Igor Isaias Banlian

Reply #5
obrigado pela informação, Igor. Essa é exactamente a forma que deve ser feito ...