Skip to main content
Topic: [Ajuda] Erro no dat ao criar parada de ônibus (Read 5446 times) previous topic - next topic

[Ajuda] Erro no dat ao criar parada de ônibus

Nossa! Pelo jeito vou bater o recorde de abrir tópicos.  :D

Seguinte... estou tentando fazer umas paradas de ônibus, mas quando uso o makeobj, ele dá um erro, dizendo que está obsoleto. Não dá pra entender direito.

Alguém teria um modelo de arquivo DAT pra paradas de ônibus?

Re: [AJUDA] Erro no dat ao criar parada de ônibus

Reply #1
Isso porque houve uma mudança no nome do tipo de parar, e algumas versões de objetos antigos não são válidos. Você tem um conjunto completo de pontos de ônibus com o arquivo PNG e dat aqui.

Code: [Select]
Obj=building
Name=blu bus stop
copyright=vilvoh
type=stop
waytype=road
enables_pax=1
NoInfo=1
Dims=1,1,2
Level=2
intro_year=1978
retire_year=1992
# Order N,E,S,W
BackImage[0][0][0][0][0]=cbss.1.0
BackImage[1][0][0][0][0]=cbss.0.0
FrontImage[0][0][0][0][0]=cbss.1.1
FrontImage[1][0][0][0][0]=cbss.0.1
icon=> cbss.0.2
cursor=cbss.1.2

Reply #2
Valeu mais uma vez vilvoh. Consegui criar o PAK.
Mas tropecei de novo naquele velho problema: ao abrir meu add-on no jogo, ele fica com aquele retângulo branco em volta.
Não acredito que seja problema no PNG, já que estou usando aquela cor de fundo padrão.

Reply #3
Você pode colocar uma tela pequena? Eu simplesmente não ter uma idéia do que pode ser devido.

Reply #4
Eis uma imagem do jogo.

O problema é um quadrado branco listrado, que pode ser visto em 2 itens: no menu (4ª linha da 4ª coluna), em que o botão ocupa o espaço de 4 e no próprio jogo (na via), em que, no lugar do ponto, está o quadrado.

Fiz usando como modelo um PNG e um DAT do link que você me p****ou. Não usei o programa Tilecutte.

Reply #5
Ah! O famoso problema do canal alfa (transparência) também conhecidos como os bares do Simutrans. Sua imagem é de 32 bits (RGB + Alpha) e o jogo só pode lidar com imagens de 24 bits (RGB). A solução é simples. Criar uma imagem do mesmo tamanho que o original. Recortar e colar o conteúdo original na nova imagem. Por fim, salve a nova imagem e pronto.

P.D: Há outras alternativas, mas acho que este é mais rápida e fácil de explicar...  ;D

Re: [Ajuda] Erro no dat ao criar parada de ônibus

Reply #6
Aê Vilvoh. Deu certinho.
Eu não sabia desse lance de 32 e 24 bits.

Mais uma vez, muito obrigado!