[Tutorial] Criando um add-on: noções de como se cria uma imagem PNG September 12, 2009, 11:54:21 am Nome: [Tutorial] Criando as imagens PNG's (Spritsheet)Autor: Caio Monteiro (H4CK3R)Como criar uma imagem?O pak 64, como é mais conhecido, contém uma base de 64 pixels, ou seja, o seu objeto deve ter 64 pixels ou menos. Os 64x64 podem ser formados também por mais quadros. No pak 64, cada quadradinho representa 64 pixels. Você pode criar edifícios maiores ou menores de 1 quadradinho. Por exemplo:Você pode criar um prédio de base 128 e de altura 128, ou seja, 64+64=128(base) e 64+64=128(altura).Você pode criar um prédio de 192 de base e de altura 192, ou seja, 64+64+64=192.Você pode criar um prédio de 256 de base e de altura 256, ou seja, 64+64+64+64=256.E ****im sucessivamente...Imagem de um quadrado de 64x64O pak 128, como também é conhecido, contém uma base de 128 pixels, ou seja, o seu objeto deve ter 128 pixels ou menos. Os 128x128 podem ser formados também por mais quadros, como no pak 64, mas no jogo, cada quadradinho representa 128 pixels. Você pode também criar edifícios maiores de um quadradinho, por exemplo:Você pode criar um prédio de base 256 e de altura 256, ou seja, 128+128=256(base) e 128+128=256(altura).Você pode criar um prédio de 384 de base e de altura 384, ou seja, 128+128+128=384.Você pode criar um prédio de 512 de base e de altura 512, ou seja, 128+128+128+128=512.E ****im sucessivamente.Imagem de um quadrado de 128x128Você pode criar um prédio com dimensões de base diferentes. Por exemplo: Você pode criar uma base de 64 pixels e alguma coisa sobre esta base menor que 64 pixels, nunca maior.Cores:Existem cores no Simutrans que são especiais, mas uma delas é muito importante. A cor azul claro ou E7FFFF. Ela é a cor transparência do jogo, ou seja, ela não aparecerá no jogo e sim apenas o objeto que você desenhou. Existem também aquelas que ficam luminosas a noite a aquelas que mudam de cor de acordo a cor de sua empresa.Palete de cores(clique para ampliar)Montagem:Você pode montar seu edifício de qualquer maneira, desde que não ultrap****e os limites, por exemplo, se você montar um edifício de base 64 e no topo estiver 65, o jogo irá corta-lo ou dar bug. As vezes o Makeobj não os adiciona a pak por causa do tamanho inválido.Cortando um edifício:Se ele é muito grande, você não pode inseri-lo por inteiro, se ele tem mais de 64 ou 128 pixels de altura ou base, é necessário cortÁ-lo. Mas pra que isso? Meu edifício vai sair cortado no jogo? Não, você deve cortar seu edifício para que ele tenha partes de 64 ou 128 pixels, ou seja, se um prédio tem 128 pixels de altura e você quer inseri-lo no pak 64, você deve cortar duas partes de 64 pixels. Então ficaria andar 1=64x64 e andar 2=64x64, e ****im também é válido para o pak 128. Se um edifício tem 256 de altura e você quer faze-lo para pak 128, você deve cortar sua altura em duas partes de 128.Exemplo: uma biblioteca recortada para pak 64Detalhamento:Se você utilizar alguma imagem da internet, antes de usa-la, faça um tratamento nela, pois o Simutrans não possui gráficos muito realistas.Salvando:Para inserir no arquivo pak, as imagens devem estar em formato PNG.O próximo p****o é Criar o Dat.Críticas, dúvidas, sugestões, só dizerem! Quote Selected Last Edit: September 18, 2010, 02:32:42 pm by IgorEliezer