Re: [Ajuda] Avião não aparece no jogo
Reply #1 –
É fácil de consertar. O problema está nos nomes das imagens do objeto. Dat contém referências a imagens, de acordo com um determinado código. Com o conteúdo atual do seu arquivo dat:
Image[N]=Plane0.1
Image[S]=Plane0.2
Image[W]=Plane0.3
Image[E]=Plane0.4
Image[NE]=Plane0.5
Image[SE]=Plane0.6
Image[NW]=Plane0.7
Image[SW]=Plane0.8
O que você está sugerindo é que você tem uma imagem chamada Plane, que contém 8 quadrados correspondentes a cada uma das vistas do objeto (0.1, 0.2, 1.3, etc..) Mas o que realmente são imagens múltiplas chamado Plane.0.X.png. Makeobj ****im não consegue encontrar a imagem Plane e, portanto, falhar.
Eu recomendo que você leia o tutorial Criando um add-on: noções de como se cria um DAT, o que explica em detalhes o processo para criar um arquivo dat de uma imagem.
Há duas soluções possíveis:
- reunir todas as imagens PNG em um, con o nome Plane.png
- Renomear todas as imagens PNG como PlaneX.png, onde x é um número entre 0 e 7. Além disso, é preciso modificar o arquivo dat.
Image[N]=Plane1.0.0
Image[S]=Plane2.0.0
Image[W]=Plane3.0.0
Image[E]=Plane4.0.0
Image[NE]=Plane5.0.0
Image[SE]=Plane6.0.0
Image[NW]=Plane7.0.0
Image[SW]=Plane8.0.0
Eu recomendaria a primeira solução. É a forma padrão de criação de objetos no Simutrans. Enfim, o tutorial contém todas as informações necessárias.
As imagens são 32-bit (3 cores + transparência) e Simutrans só pode lidar com 24 bits. Isto é resolvido por cortar e colar a imagem em uma nova imagem. Além disso, o cor de fundo das imagens deve ser E7FFFF, cor transparente no Simutrans.