Skip to main content
Topic: Relatório de Bugs e Erros (Read 96229 times) previous topic - next topic

Relatório de Bugs e Erros

Relatório de Bugs e Erros

A partir de hoje, todos os relatórios de bugs e erros do Simutrans serão postados neste tópico.

Regras:

1) Versões anteriores à última estável não receberão suporte. Por isso atualize sua versão antes de postar.

Recomendamos baixar a útima versão do Nightly Build, pois é neles que são feitas as correções dos bugs.

2) Na primeira linha da mensagem, como título em negrito, a versão do executável do Simutrans, o pak, sistema operacional e título que define qual é o bug.

Exemplo:

Versão 101.1-2260 pak64 WinXP - Simutrans trava ao implantar parada ao lado de posto de correio

Nunca:

Simutrans buga!!!

3) Por favor, dê uma boa descrição do bug e:

- Descreva como reproduzir o bug, se possível

- Ligue o log. Para isso, crie um atalho para o executável do Simutrans, clique com o botão direito e vá em Propriedades. Na janela que abrir no final da caixa de texto Destino, no final de todo texto, escreva "-log 1 -debug 4" com um espaço entre o hífen e o final do texto. O Simutrans criará um arquivo 'simu.log' que se encontra na pasta Documentos/Simutrans, coloque as últimas linhas (~15) do arquivo, se o bug envolver uma trava.

- Anexe uma imagem se for ajudar a explicar o problema.

Até mais.

[Bug] 100.0 pak64 - Erro ao criar mapa com mais de uma cidade

Reply #1
Recentemente atualizei meu Simutrans para a versão 0.100. Quando crio um mapa com mais de uma cidade imediatamente após o carregamento do mapa aparece este erro (imagem em anexo). Alguém sabe como solucionar o problema?

PS: Esse problema acontece apenas com o pak 64.

Re: [Bug] 100.0 pak64 - Erro ao criar mapa com mais de uma cidade

Reply #2
@Richard: Obrigado pela ajuda.

@Erick Cunha: Conforme o tópico http://forum.simutrans.com/index.php?topic=570.0 [EN], este problema já fora detectado e já foi corrigido nas versões não-oficiais ("Nightly builds").

Lendo o tópico de onde foi detectado e corigido o erro [EN], parece que isso ocorre em específicas configurações de computador (no caso OS: WinVistaSP1(32bit), CPU: Core2DuoT5500, RAM: 2GB).

Eu tenho também a versão 100.0 e não consegui reproduzir o erro mesmo tentado várias vezes.

Também sugiro baixar o último "Nightly build" e ver se está tudo bem. Vou editar o tópico "Baixando Simutrans" para colocar os links para baixar os "Nightly builds" para o pessoal. Não vão se arrepender, algumas coisas novas foram implementadas, por exemplo: os veículos agora podem fazer ultrap****agens. Só isso. :D

EDIT: Tópico renomedo. ****im o pessoal com o mesmo problema irá achar esse tópico mais facilmente. :)

Re: [Bug] 100.0 pak64 - Erro ao criar mapa com mais de uma cidade

Reply #3
Aí está o problema: eu uso o Windows Vista Home Basic com SP1 instalado. Com o simutrans.exe isso só acontece com o pak 64, o pak Hajo e o pak 128 funcionam normalmente. Agora uso o "nightly build", obrigado pela dica.

Re: Relatório de Bugs e erros

Reply #4
Oi pessoal, primeiramente quero desejar FELIZ ANO NOVO a todos :)!

Então, outro dia, baixei a versão não-oficial do jogo Nightly Builds, e tudo ficou certinho, baixei corretamente tudo, o jogo pegou normal, até hoje, quando fui abrir o jogo, ele carrega os paks, mais nao carrega os gráficos, fica tudo branco e nao sai disso, na janela do Pront-Comando; para quando marca: "creating cities", eu já tirei o jogo e tentei reinstalar, mais nao deu certo, o curioso é que na versão oficial de jun.08 pega normalmente, porém já tinha me acostumado a jogar o nightly builds, principalmente com a possibilidade de ultrap****agem, que me ajudou muito!

Espero que alguém possa me ajudar, Obrigado, Wender.

Reply #6
Versão 01/01/09

Reply #7
Pessoal,

Estava jogando a versão 100.0 com pak 64 é me deparei com
uma situação e não sei se é um Bug ou não (???), abaixo irei explicar
a situação.

Tinha a linha 1005-T.Santos, que ligava a praça Wilian Neto ao
Terminal Santos, p****ando por um ponto intermediário 1005-01.

Acabei recolhendo os ônibus dessa linha (1005) e alterando a linha
A604-Areia Branca para p****ar no ponto 1005-01, que não
tem ligação direta com o terminal Santos, mas a conexão
entre os pontos 1005-01 e Terminal Santos e vice-versa
continuou existindo, mesmo depois de apagar a linha 1005-T.Santos,
dessa forma as duas estações acabaram ficando super-lotadas
de p****ageiros que gostaria de fazer o roteiro
Terminal Santos <-> 1005-01, estes p****ageiros não faziam o roteiro
esperado (Terminal Santos -> Praça Wilian Neto -> 1005-01), rota
mais fácil de chegar ao ponto desejado.

O problema dos p****ageiros esperando a linha que não existia mais
só foi corrigido, quando fui até a garagem é programei os veículos
recolhidos da 1005-T.Santos, como "Serve Linha = <nenhuma>" e
apaguei todos os pontos da programação.

Gostaria de saber se isso é um Bug ou não. Nas versões antigas
isso não ocorria, quando recolhia o carro as conexões entre paradas
tanto de programação individual ou de linhas era automaticamente
cancelada.

Espero ter conseguido me fazer entender !!! ;D

Leandro

Reply #8
Wender e steinlh, desculpem-me pela demora.

Primeiro, eu não achei nenhum tópico de bug relacionado a uma versão do nightly lançada nesta data (no seu caso é a versão 101.1-2197).

Peço que baixem a versão 101.0, recém-lançada:

http://forum.simutrans.com/index.php?topic=1205.0

... além de baixar o executável e o pakset, procurem baixar as dll's requeridas, sem elas o jogo não funciona.

Caso queiram uma versão mais avançada (v101.1-rXXXX):

http://simutrans-germany.com/~nightly/simutrans/index.php?lang=pt

... além do executável e o pakset, baixe as dll's requeridas, sem elas o jogo não funciona.

Outra, as versões do nightly tem um número de versão e todo o nosso trabalho é registrado pelo número de versão, e não por data. Procure referir a versão pelo número, não por data pois isso é facilmente perdido e há o trabalho de pesquisar para saber o número de versão lançada na data. Também títulos poéticos do tipo "Bug ou não-Bug eis a questão!!" não ajudam muito. ;)

Reply #9
Igor,

Obrigado pela resposta.

Fiquei na dúvida essa versão 0.101 é estável?

Desculpe pelo título ;D, mas não achei um título muito
bom pra exemplificar o problema.

Leandro

Reply #10
Erro na versão 101

Bom, algum tempo atrás eu mandei esse mesmo erro na versão dos Nightly Builds, o erro é simplesmente o jogo não abre, só que pra minha surpresa, agora aconteceu na versão 101, o negócio é que o jogo para de carregar quando chega em "creating cities..." (Veja no print abaixo), eu estou achando esse erro muito estranho, pois eu baxei tudo novamente, o jogo não tem nenhuma modificação, do geito que baixei do fórum eu estou abrindo, o pior é que agora o jogo, com o p****ar de um tempo de tentar carregar, ele fecha e aparece pra enviar o relatório de erros pra microsoft.
Importante lembrar: A Versão 100 ainda ta pegando normalmente!

Gostaria muito de uma ajuda, abração!

Wender [ Segue abaixo um print da tela de comando do jogo, só pra avisar: a outra tela do jogo normal fica toda branca ]

Reply #11
Pronto, estou em casa. Mas com alguns serviços para fazer.

Primeiramente, preciso saber:

Essa versão 101 que você baixou é a estável? É porque os "Nightly Builds também são 101 (mais precisamente 101.1-XXXX).

Versão que você baixou foi para qual sistema operacional? Se windows, se é com SDL.dll ou não.

O Simutrans gerou o log de erro? É um arquivo simu.log que é gerado na pasta "Meus documentos\Simutrans".

Qual pak e de onde você pegou o pak, se do site "Nightly Build" ou do Fórum.

Você a versão 101 do exe está na mesma pasta da versão 100? É bom que cada um esteja numa pasta diferente.

O que você pode fazer agora é ir na pasta "Meus documentos\Simutrans" e deletar todos os arquivos gerados fora das pastas (settings.xml, default.sve etc) exceto o simu.log. E tentar reniciar o Simutrans. Todas as versões do Simutrans usam a mesma pasta "Meus documentos\Simutrans" e isso pode corromper os arquivos lá.

Eu tinha a versão 100, até que um dia começei a instalar outras versões "Nightly Builds" do Simutrans e o jogo v100 não funcionava mais. O que eu fiz? Removi a versão 100. Desde então, nunca tive problemas e ainda consigo carregar sve de 19/08/2007.

Qualquer coisa eu te darei mais instruções para resolver isso. É só falar.

EDIT: e outra, tópicos foram fundidos.

Reply #12
Ola pessoal...
Primeiramente, bom carnaval e curtição ai...

Estou tendo o seguinte problema com minha versão de simutrans:
Version 101 Jan 3 2009 - pak64 winxp

So achei isso pra citar minha versão.

Quando eu programo os trens de carga e p****ageiro pra operar somente com a carga máxima(100%), ****im q ele atinge 90% da carga ele para de carregar e não opera, fica parado na estação.
Existe alguma versão Nightly Build q pod resolver isso, e ond acho pra baixar ela?

Agradeço a ajuda ai d quem puder...

Reply #13
Se bem entendi, este não é um problema, ou pelo menos não um bug. Se você especificar que a carga deve ser de 100%, o trem não deixa a estação a ser completamente cheio.

Enfim, se você quiser, você pode fazer o download da última versão oficial na página de nightly builds (atualmente não operam devido a problemas técnicos .. :-\)

Reply #14
Pode ser que algum vagão do trem esteja fora de algum quadro da estação e por isso não pode carregar.

Reply #15
Isso é outra posibilidade.. :)

P.D: na página de nightly builds já funciona.

Simutrans 102.0 pak 128 trava e fecha.

Reply #16
Olá amigos. Estava eu jogando simutrans 102 com minha cidade enorme, meus 8 bilhões e não tinha salvo, de repente o jogo travou e fechou. Não sei se é minha máquina, que eu acho impossível travar com um computador de ultima geração. Então to postando aqui pra ver se vocês tem o mesmo problema e se é o meu computador. Mesmo abrindo mapas de pequeno porte, as vezes quando implanto um trilho de trêm, o jogo trava e espero um pouco e ele não volta, depois de um tempo, ele dá crash e tem que abrir de novo. Isso é só comigo?

Reply #17
Você pode ver uma mensagem de erro? Você tem a opção de auto-poupança cada pouco tempo?

Reply #18
Você pode ver uma mensagem de erro? Você tem a opção de auto-poupança cada pouco tempo?
Não. Não mostra nenhuma mensagem de erro. É, auto-poupança, você quer dizer salvamento automático? Não entendi.

Reply #19
Exactamente, existe uma opção de salvamento automático no arquivo simuconf.tab (autosave). Se o mapa é grande, pode demorar algum tempo para salvar o jogo. Isto pode causar bloqueios intermitentes..

Reply #20
Bom, corrigi meu erro, era uma midi que estava dando crash no jogo, se não me engano era a simutrans theme. Tirei ela e parou o erro.

...existe uma opção de salvamento automático no arquivo simuconf.tab autosave).

Esse autosave me salvou enquanto não descobria o erro.

Reply #21
Olá membros do fórum simutrans. Eu tive um erro parecido com o do caso acima, mas é um pouco mais grave, digamos. Eu uso o simutrans 102.0 e pak128. Acontece que quando eu abro o jogo, ele inicia normalmente, mas dá a maldita mensagem "o simutrans.exe encontrou um problema e precisa ser fechado". Desativei as músicas, mas mesmo ****im as malditas mensagens continuavam a aparecer. Desativei os efeitos sonoros, mas continuou com o problema. Tentei colocar o programa no modo de compatibilidade para Windows 2000, Windows NT e Windows 98/Me, mas continuou o problema. Desativei os efeitos visuais e coloquei no modo de 256 cores (!), mas MESMO ****im, continuou com esse problema. O que será? (eu uso Windows XP SP2, com Intel Pentium Dual Core de 1,8 GHz e memória ram de 1 GB) Me ajudem!

Reply #22
Para ser sincero, não sei responder a questão. Algumas vezes foi liberada uma versão Nightly Buid corrompida do Simutrans (erm... você não nos disse qual é a versão, poderia seguir as instruções de como relatar um bug descritas no 1º post). Espero que outra pessoa possa ajudar.

O que se poderia fazer é baixar uma nova versão Nightly Buid (http://forum.simutrans.com/index.php?topic=297.0), e instalar tudo incluindo o pak128 do zero sem add-ons primeiramente.

Reply #23
Já resolvi o problema, obrigado pela ajuda.

Reply #24
Simutrans 102.0 pak 128
Quando estoe jogando Simutrans derrepente todos os meus veículos param e não voltam mais não sei por que, alguém pode me ajudar por favor?

Reply #25
Será que o jogo falha completamente ou você pode continuar jogando?

Reply #26
Eu consigo fazer alguma coisa como progamar linhas mais na hora de partir o ônibus não parte e os meus veículos continuam parados e quando clico para recolher os veículos diz que o comboio vaiser enviado ...
Mas os veículos continuam parados. O que faço?

Reply #27
Você pode ver qualquer mensagem de erro na tela ou na barra na parte inferior? tais como: o veículo não pode encontrar a rota ou similares. Poderia fazer uma captura de tela? de modo que temos uma imagem mais completa do problema.

Reply #28
Não aparece mensagem nenhuma simplesmente parava alguns carros andavam menos os meus

Reply #29
Já resolvimo problema mais eu tenho uma pergunta com se recolhe um veículo manualmente?

Reply #30
Clique no veículo e, em seguida, clique no botão Recohler para escolher o veículo de volta ao armazém, e podem ser reutilizados. Aliás, Qual foi a solução para seu problema?

Reply #31
Eu exclui e baixei de novo e pode me dizer onde fica o tutorial para construir portos

será que deu problema por causa que eu coloquei addons do pak 64 no 128?

Nota do Moderador: Os comentários foram unidos devido ao double-post (diferença de menos de 24 horas entre os dois comentários consecutivos da mesma pessoa).
~vilvoh.

Reply #32
Na verdade, você não pode misturar addons de diferentes paksets. Cada addon na pasta do pakset que corresponde.

Reply #33
Acabei de presenciar um novo problema o meu simutrans ficou com co muito congestionamento quando faço algumas ações pesadas aparece uma mensagem dizendo que o simutrans precisa ser fechado com as opções "fechar" e "Depurar " como resolvo isso?

Reply #34
Isso deve ser uma trvada no Simutrans, seu processador não suporta e acaba travando. Pode postar sua configuração do pc aqui pra eu ver se é o seu pc?